Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget


João Lourenço: "Com parceiros como Japão podemos acelerar a construção da África que Queremos"

 O Presidente da União Africana, João Lourenço, assegurou, esta quinta-feira, em Yokohama, que o futuro de África é brilhante e "com parceiros como o Japão podemos acelerar a construção da África que Queremos", um continente próspero, integrado e desenvolvido dos pontos de vista económico, técnico-industrial e social.



Yokohama, Japão — A 9.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD-2025) foi palco de um marco histórico na cooperação entre o continente africano e o Japão, com a assinatura de mais de 300 acordos bilaterais que abrangem áreas como infraestrutura, saúde, educação, tecnologia e agricultura.

Durante um painel dedicado à atividade empresarial pública e privada, o líder da União Africana fez um apelo direto à comunidade internacional:

“É urgente identificar estratégias operacionais que capacitem os nossos sectores privados, colmatem as lacunas de investimento, promovam a diversificação e resiliência das economias e acelerem a realização da Agenda 2063.”

O Presidente angolano, João Lourenço, reforçou esse apelo ao convidar empresas japonesas a estabelecer e fortalecer parcerias com empresários africanos, investindo em soluções inovadoras para os desafios estruturais do continente. Lourenço destacou a importância de desenvolver o capital humano africano e criar cadeias produtivas de valor modernas e eficientes, consolidando uma relação estratégica que vá além do comércio tradicional.

“Uma colaboração benéfica deve assentar em bases sólidas que incluam o investimento privado direto, promovendo uma relação sustentável a longo prazo e contribuindo para a prosperidade partilhada”, afirmou o estadista angolano.

🇯🇵 Compromisso japonês com o continente

O Primeiro-Ministro japonês, Shigeru Ishida, reiterou o compromisso do Japão com África, destacando o crescimento exponencial da presença empresarial japonesa nos mercados africanos. Segundo Ishida, o volume de acordos firmados nesta edição da TICAD é um reflexo claro da intensificação das relações bilaterais, e assegurou que essa tendência continuará em ascensão nos próximos anos.

A TICAD-2025 reafirma o papel do Japão como parceiro estratégico de África, num momento em que o continente busca acelerar o seu desenvolvimento sustentável e alcançar os objetivos ambiciosos da Agenda 2063.



Postar um comentário

0 Comentários